Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Governo grego espera chegar "imediatamente" a um acordo

O porta-voz do governo grego, Gavrill Sakelaridis, afirmou hoje que o executivo espera retomar as negociações com os credores para chegar "imediatamente" a um acordo, depois de as primeiras sondagens apontarem para uma vitória do "não" no referendo.

Governo grego espera chegar "imediatamente" a um acordo
Notícias ao Minuto

18:29 - 05/07/15 por Lusa

Mundo Grécia

"As negociações que vão começar têm de ser concluídas imediatamente, inclusive no prazo das próximas 48 horas", disse Sakelaridis à cadeia de televisão privada ANT1.

O porta-voz disse também que o Banco da Grécia vai pedir hoje mesmo ao Banco Central Europeu (BCE) liquidez adicional para a banca grega através do mecanismo de empréstimos de emergência (ELA, Emergency Liquidity Assistance).

"Amanhã (segunda-feira) o conselho de governo do BCE reúne-se. Há argumentos válidos a favor de um maior financiamento do ELA", disse.

O BCE suspendeu no domingo passado o financiamento da banca grega através de empréstimos do ELA, o que levou o Governo grego a impor controlos de capitais.

Por outro lado, o principal partido da oposição grega, a Nova Democracia, pediu ao governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras que faça todos os possíveis para que a Grécia volte à normalidade quanto antes.

As primeiras sondagens divulgadas pelas televisões gregas apontam para uma vitória do "não" no referendo de hoje sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório