Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Saiba por que os mosquitos o escolhem a si

Cientistas britânicos e dos Estados Unidos analisaram as razões por detrás do facto de os mosquitos picarem umas pessoas e não outras. Curioso? Vamos mostrar-lhe as conclusões.

Saiba por que os mosquitos o escolhem a si
Notícias ao Minuto

12:21 - 24/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Se é como nós e sempre se questionou porque é que os mosquitos mordem umas pessoas e não outras; se a explicação ‘és mais doce’ do que os outros ainda o aborrece, vamos dizer-lhe porque é que isto acontece.

Uma equipa de cientista de origem britânica e norte-americana agrupou um conjunto de 19 gémeos não idênticos e 18 gémeos idênticos para testar a atração dos mosquitos. Eles descobriram que os ‘idênticos’ atraíam a mesma quantidade de mosquitos, sugerindo que a justificar a escolha das picadas poderão estar fatores genéticos, reporta a BBC

Após a realização de testes diversos, os cientistas concluíram que a maior atração de mosquitos por uma pessoa está relacionada com os genes do odor corporal.

Comentando a investigação levada a cabo, o professor David Weetman, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, referiu que o resultado é "intrigante".

"É a primeira vez que uma base genética é demonstrada [para explicar este facto]", disse. "Mas os mosquitos não são atraídos apenas pelo cheiro, fatores como o dióxido de carbono também desempenham um papel”, referiu, afiançando que serão necessárias mais investigações para comprovar estes dados.

"Estudos de maior envergadura deverão ajudar a avaliar o grau de relevância destas descobertas fora do laboratório, onde outros fatores podem ser importantes", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório