Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

"Copiloto acionou botão para avião cair a pique"

O procurador de Marselha confirmou que o copiloto recusou abrir a porta ao piloto que ficou trancado do lado fora, de forma deliberada. Já é conhecida a nacionalidade do copiloto, é alemão, mas sabe-se que não terá ligações a grupos extremistas.

"Copiloto acionou botão para avião cair a pique"
Notícias ao Minuto

11:51 - 26/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Aviação

Brice Robin, da Procuradoria-Geral de Marselha confirmou que houve ação voluntária do copiloto em fazer cair o avião da Germanwings.

O copiloto “tinha vontade de destruir o avião”, faz saber Robin em conferência de imprensa que decorreu ao fim da manhã.

Sabe-se que o copiloto será Andreas Lubitz, um jovem de 28 anos, de nacionalidade alemã.

Saliente-se que para entrar na cabine é necessário que seja acionado um botão. Neste caso, quando o piloto pediu para entrar, o copiloto terá rejeitado aceder à solicitação.

Esta informação ficou confirmada ao ter-se ouvido o piloto a pedir para entrar sem obter qualquer resposta. Ao mesmo tempo, “não foi emitido qualquer alarme de emergência, de socorro”, explica Robin.

O copiloto terá ainda acionado um mecanismo que fez com que o aparelho começasse a cair a pique.

Já foram solicitadas informações à justiça alemã sobre o copiloto e o responsável da Procuradoria-Geral garante que a chanceler alemã de tudo está a fazer para ajudar na investigação.

As autoridades estão focadas em perceber o que terá levado este jovem cometer tal ato suicida. “Ouve-se uma respiração normal. O comandante deve ter-se apercebido de algo e por isso, terá tentado voltar à cabine”, sendo que “está posta de parte a possibilidade de enfarte ou de ataque cardíaco”, assegura Bruce Robin.

As vítimas só se terão apercebido do que estava a acontecer a poucos momentos do embate fatal. “As gravações mostram que as vítimas só deram conta no último momento, pelo menos é o que se ouve”, remata Robin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório