Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Acha que tem gripe? Olhe que nem sempre é o caso

As gripes são comuns na infância e na adolescência, mas na idade adulta já não é tão frequente. O estudo revela que por vezes pensamos que estamos engripados, mas na realidade é outro vírus que está no nosso corpo.

Acha que tem gripe? Olhe que nem sempre é o caso
Notícias ao Minuto

19:45 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Os cientistas do Imperial College de Londres chegaram à conclusão de que em média os adultos só apanham gripe duas vezes por década. A descoberta indica que a maior parte dos casos de tosse e constipações, que atingem milhões de pessoas e as deixa momentaneamente de rastos, se devem a outras causas.

Os responsáveis pela investigação referem que depois desta descoberta poderão haver progressos no sentido de perceber quais as pessoas que correm mais riscos e que, assim, poderá ser desenvolvida uma nova vacina.

“Nos adultos descobrimos que a predominância da infeção é muito menos comum do que as pessoas pensam. Na infância e na adolescência, é mais normal, se calhar porque interagimos mais com outras pessoas”, conta Steve Riley, do Imperial College de Londres, citado pela BBC.

Foram analisadas amostras de sangues de voluntários do Sul da China, à procura dos níveis de anticorpos contra nove tipos diferentes de gripe que estiveram ativas entre 1968 e 2009.

O estudo indica que as crianças, em média, têm gripe todos os anos, mas que à medida que os anos passam a doença torna-se menos efetiva. A gripe pode então ser causada por outros vírus, segundo os investigadores.

Para perceber a frequência da gripe, os investigadores desenvolveram um modelo matemático de como a imunidade em relação à gripe vai variando consoante o período de vida.

O estudo publicado no jornal ‘PLOS Biology’ cita o investigador Adam Kucharski, que refere que estas conclusões os ajudaram a compreender a “predisposição da população como um todo e perceber como é que os novos tipos de gripe se disseminam na população”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório