Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ser bonito não traz só coisas boas. Tem aqui a prova

Ser bonito ajuda em muitas circunstâncias, mas não é um passaporte carimbado para a felicidade.

Ser bonito não traz só coisas boas. Tem aqui a prova
Notícias ao Minuto

19:04 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Julga que ser bonito tem só o lado bom? É certo que quem é mais atraente tem maior probabilidade de ser bem tratado pela sociedade, de ser mais competente, autoconfiante, capaz de ter um pensamento mais positivo, ganhar mais e subir mais rápido na carreira.

Mas a beleza tem atrelada um lado bem menos positivo, como revela uma investigação de duas psicólogas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que analisaram centenas de estudos sobre o tema.

Comecemos pelo emprego. Se for um homem bonito, está com sorte: tem maior probabilidade de ser considerado um bom líder. Por sua vez, se for mulher vai ser olhada de lado pelas outras mulheres, devido ao preconceito existente no sexo feminino. As hipóteses de ser contratada para cargos elevados diminuem, já que requerem maior autoridade.

A inveja leva, falemos de homens ou de mulheres, a que um entrevistado para um emprego tenha menor probabilidade de ser contratado, se o empregador o achar mais bonito que ele.

No campo da saúde, por mais cruel que pareça, o que os estudos permitem constatar é que as doenças são encaradas com menor seriedade em quem é bonito… até pelos médicos, que tendem a descuidar as pessoas mais atraentes.

Outro dos aspetos negativos da beleza é o isolamento. “O facto de uma pessoa ser atraente pode transmitir a sensação de que ela tem mais poder sobre o espaço à sua volta, mas isso pode fazer com que os outros sintam que não podem aproximar-se”, explicou Tonya Frevert à BBC.

O site de encontros britânico OKCupid prova, além disso, que pessoas bonitas demais conseguem menos pretendentes do que aquelas cujas fotos apresentam algumas imperfeições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório