Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Basta prestar mais atenção para ter melhor memória

Observar o que o rodeia é uma boa forma de melhorar a sua memória, segundo um estudo da neuropsicóloga, Michele Brennan, que publicou no blogue Psychcentral.

Basta prestar mais atenção para ter melhor memória
Notícias ao Minuto

13:25 - 18/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Os seus sentidos retiram a maior quantidade de informação possível do que está à sua volta e a memória provém desse momento. “O processo [de memorização] começa com a atenção”, começou por dizer a neuropsicóloga, Michele Brennan, no blogue Psychcentral.

Caso alguém esteja a falar consigo e não estiver a prestar atenção à conversa dificilmente se vai recordar do que lhe foi dito. A memória só se forma se o cérebro receber os estímulos suficientes para registar essa informação.

Ouvir um barulho, observar o ambiente ou tocar num objeto, ajuda a que os sentidos recolham a informação que depois é enviada ao nosso cérebro e armazenada por um grupo de neurónios específicos.

Quando precisamos de reviver alguma memória, esses neurónios comunicam entre si e a comunicação será melhor se esses neurónios forem saudáveis. Estar pouco atento ao mundo que nos rodeia, implica que tenhamos menos ou piores memórias.

Para estimular a atenção, existem vários exercícios que pode fazer como tocar um instrumento, falar uma nova língua, manter-se física e socialmente ativo, montar um puzzle ou resolver desafios matemáticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório