Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Esta imagem pode revelar a sua inclinação política

A imagem de uma larva, de uma carcaça mutilada ou algo que causa repugna no lavatório da sua cozinha poderá determinar de forma rápida a sua orientação política. Esta é pelo menos a conclusão de um estudo recente realizado pelo Virginia Tech Carilion Research Institute, escreve o Huffington Post.

Esta imagem pode revelar a sua inclinação política
Notícias ao Minuto

20:11 - 31/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo recentemente realizado pelo Virginia Tech Carilion Research Institute apurou que imagens de cenas que nos repugnam poderão dar uma indicação clara sobre qual a nossa inclinação política, escreve o Huffington Post.

A pesquisa, realizada com 83 homens e mulheres, passava por mostrar imagens aos participantes enquanto o seu cérebro era monitorizado. Paralelamente, eram mostradas aos inquiridos imagens de bebés e paisagens agradáveis.

Numa segunda fase, era pedido às pessoas para classificarem as imagens relativamente ao nível de repulsa que lhes causava. Antes tinha sido preenchido um questionário sobre as suas crenças políticas, que incluíam perguntas sobre orações nas escolas, a sua posição face à possibilidade de terem armas, imigração e casamento gay.

“Surpreendentemente, verificamos que a resposta do cérebro a uma única imagem repugnante é suficiente para prever a ideologia política dos indivíduos”, refere Read Montague, um professor de psicologia encarregue pelo estudo.

Não foram registadas diferenças significativas, entre liberais e democratas, relativamente ao quanto os repugnavam as imagens, mas os investigadores notaram diferenças consideráveis na atividade cerebral dos participantes.

As diferenças eram tão pronunciadas que os investigadores conseguiam através dos resultados dos exames ao cérebro verificar a inclinação política de cada um com uma acuidade de 95%.

Concluindo, as imagens repugnantes geram respostas do cérebro que mostram se um indivíduo é liberal ou conservador, mesmo se essa resposta não corresponder à reação consciente do individuo. Assim, os ‘conservadores’ tendem a ter uma resposta mais intensa a imagens repugnantes, do que os liberais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório