Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Estou bem, creio que não é a altura certa para morrer"

A jovem norte-americana Brittany Maynard, a quem deram apenas seis meses de vida devido a um grave tumor no cérebro, revelou há algumas semanas que queria morrer com ?dignidade?. Marcou a data para a sua morte: dia 1 de novembro. Porém, num vídeo que publicou ontem no YouTube, Brittany pondera adiar a sua decisão.

Notícias ao Minuto

12:55 - 30/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brittany Maynard

Brittany Maynard, a norte-americana de 29 anos, a quem foi diagnosticado um grave tumor cerebral e que decidiu morrer no próximo dia 1 de novembro, pode afinal não pôr termo à sua vida na data agendada.

Num vídeo que ontem (quarta-feira) postou no YouTube, com o título ‘Um Novo Vídeo para os meus Amigos’ (‘A New Video for my Friends’), Brittany garante estar determinada em por fim à vida mas que ainda não decidiu quando.

“Continuo a sentir-me bem. Continuo a ter energia suficiente. Continuo a rir e a sorrir o suficiente com a minha família e amigos, por isso não parece que agora seja a altura certa. Mas essa altura vai chegar porque sinto-me a ficar doente. Acontece todas as semanas”, diz no vídeo.

Refira-se que, quando soube da doença de que padece, esta jovem norte-americana, natural da Baía de São Francisco, referiu que era seu desejo morrer com “dignidade” e, como tal, não queria submeter-se aos habituais tratamentos complexos e dolorosos que um tumor cerebral impõe.

Mas, tal como refere neste último vídeo, nem todos concordaram com a sua postura face à doença. “Quando as pessoas me criticam por não esperar mais, ou o que quer que eles decidiram que é melhor para mim, dói. Dói porque arrisco todos os dias, todos os dias em que acordo”, argumenta Brittany.

Os seis meses de vida que os clínicos lhe deram em abril estão a terminar. E esta semana, acompanhada pelos pais e pelo marido, a jovem de 29 anos cumpriu o seu último desejo: visitar o Grand Canyon, no Arizona.

“Esta semana, visitei o Grand Canyon com a minha família, graças à bondade dos americanos que quiseram ver a minha ‘lista de desejos’ realizada. O Canyon é extremamente bonito e eu fui capaz de desfrutar de duas coisas que mais amo: a minha família e a natureza’, escreveu a jovem no passado dia 24 no seu site. Contudo, no dia seguinte, Brittany teve uma recaída e ficou temporariamente paralisada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório