Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Isto mata mais do que o Ébola e o Estado Islâmico

Nos últimos meses só se fala praticamente na epidemia do Ébola e no Estado Islâmico. As notícias são, por norma, más. Dizem respeito à quantidade de pessoas que morre contaminada pelo vírus do Ébola ou às mãos dos jihadistas. Mas sabia que existe um conflito cujo número de vítimas é bastante superior?

Isto mata mais do que o Ébola e o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

11:02 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A revelação é feita esta quarta-feira por um jornalista do site Elite Daily. Na perspetiva norte-americana, há algo que é mais mortal do que o vírus do Ébola e do que os jihadistas do Estado Islâmico: a guerra da droga no México.

De acordo com John Haltiwanger este conflito já dura há décadas, contudo, agravou-se a partir de 2006 quando o governo mexicano, em colaboração com o norte-americano, decidiu atacar aos cartéis mexicanos de droga.

Para o jornalista esta é a guerra “esquecida” dos Estados Unidos que já matou milhares de pessoas ao mesmo tempo que dá a ganhar biliões de dólares aos traficantes mexicanos.

Segundo a mesma fonte, já morreram perto de 100 mil pessoas ao longo deste conflito. Contudo, antes de morrerem, as vítimas são torturadas, sendo alvo de uma violência inimaginável.

A guerra às drogas começou em 1971 quando Richard Nixon, então presidente norte-americano, declarou que o tráfico de estupefacientes era o “inimigo número 1” do país.

Desde então, o exército norte-americano tem vindo a combater diversos cartéis de droga um pouco por toda a América Latina.

Recorde-se que o México é o maior fornecedor de metanfetaminas e marijuana dos Estados Unidos. Cerca de 90% da cocaína e heroína consumida no país é também oriunda do território mexicano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório