Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Zoo checo incinera 53 quilos de chifres de rinoceronte

O jardim zoológico checo de Dvur-Kralove-nad-Labem anunciou hoje que incinerou 53 quilos de chifres de rinocerontes provenientes de 'stocks' legais e de contrabando, num ato simbólico sobre uma espécie que está ameaçada de extinção.

Zoo checo incinera 53 quilos de chifres de rinoceronte
Notícias ao Minuto

16:51 - 21/09/14 por Lusa

Mundo Stocks

Reduzido a pó, o corno destes herbívoros imponentes dizimados por caçadores, é utilizado na medicina tradicional asiática como um afrodisíaco, especialmente na China e no Vietname. A sua venda vale quase o mesmo preço do ouro no mercado retalhista, de acordo com especialistas.

"O objetivo desta manifestação 'Queimar os chifres, salver os rinocerontes' é sensibilizar o público à luta contra o comércio de cornos de rinocerontes", disse à AFP o porta-voz do zoo de Dvur-Kralove-nad-Labem (centro do país), Jana Mysliveckova.

A destruição de produtos derivados de espécies selvagens em perigo de extinção retira o seu valor de mercado e evita a sua revenda, acrescentou.

"O genocídio dos rinocerontes é horrível. É preciso agir", declarou o diretor do zoo, Premysl Rabas.

Pelo menos 769 rinocerontes foram mortos na África do sul desde o início deste ano e a caça do rinoceronte ainda parece longe de terminar, de acordo com o Fundo Internacional para a Proteção Animal (IFAW).

A África do Sul é habitat de cerca de 20.000 rinocerontes, ou seja, 80% da população mundial destes animais, mas o seu abate está a intensificar-se nos últimos anos.

"Vários jardins zoológicos e reservas naturais em todo mundo juntaram-se à nossa iniciativa, na véspera do Dia Internacional do rinoceronte, a 22 de setembro", acrescentou Mysliveckova.

"O valor dos chifres queimados no mercado totalizaram os 3,6 milhões de euros", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório