Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vice-Presidente na assembleia-geral nas Nações Unidas

O Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, vai representar o país na 69.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorrerá entre 24 de setembro e 01 de outubro, informou hoje à Lusa fonte do Executivo.

Vice-Presidente na assembleia-geral nas Nações Unidas
Notícias ao Minuto

18:51 - 20/09/14 por Lusa

Mundo Angola

Manuel Vicente, que participará na Assembleia-geral em representação do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é esperado hoje em Nova Iorque, devendo discursar perante a assembleia no próximo sábado.

Esta deslocação oficial surge na reta final da candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2015/2016, a eleger durante esta Assembleia-Geral.

O secretário de Estado das Relações Exteriores angolano, Manuel Domingos Augusto, afirmou recentemente que uma possível eleição permitirá uma "maior participação africana" naquele organismo.

"Se formos eleitos, procuraremos contribuir com a nossa experiência de trabalho e colaboração com o Conselho de Segurança na procura de soluções negociadas e sustentáveis para a resolução dos conflitos, através do diálogo franco e aberto como forma de se alcançar o consenso", apontou.

Angola já traçou os três pilares da ação própria para este mandato, que passam pela defesa da paz e segurança, pela prevenção e resolução de conflitos e pela realização de missões de manutenção e de consolidação de paz e missões humanitárias.

"Podemos acrescentar um quarto pilar, que é a defesa da posição africana. Que defende uma maior participação de África no Conselho de Segurança", realçou Manuel Domingos Augusto.

Além de concorrer ao Conselho de Segurança da ONU, Angola preside desde 15 de janeiro à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que visa a resolução de vários conflitos que permanecem ativos naquela região africana.

O estímulo ao crescimento económico e ao desenvolvimento sustentável, o apoio à paz e segurança internacionais, a promoção dos Direitos Humanos ou luta contra o terrorismo internacional serão temas em debate durante a 69.ª Assembleia-Geral da ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório