Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Curdos da Turquia atravessam fronteira para ajudar rebeldes

Pelo menos 300 curdos da Turquia chegaram à Síria para ajudar os rebeldes sírios em Ain al-Arab, a terceira cidade curda do país, que está a ser ameaçada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), informou hoje uma organização não-governamental.

Notícias ao Minuto

15:30 - 20/09/14 por Lusa

Mundo Síria

Responsáveis curdos e a oposição síria que luta contra o EI e o regime de Bashar al-Assad, já tinham pedido ajuda à comunidade internacional para evitar uma "limpeza étnica" em Kobané, o nome curdo de Ain al-Arab.

"Pelo menos 300 combatentes vieram de regiões curdas da Turquia e atravessaram a fronteira com a Síria durante a noite e reuniram-se aos YPG (milícias curdas) em Kobané, para combater o Estado Islâmico", indicou o Observatório Sírio dos Direitos dos Homens (OSDH).

Violentos combates entre curdos e "jihadistas" começaram na terça-feira à noite nos arredores daquela cidade, tendo o EI tomado mais de 60 vilas próximas, chegando cada vez mais perto de Kobané, bastião curdo na fronteira com a Turquia.

Segundo o governo turco, cerca de 45.000 curdos sírios refugiaram-se na Turquia desde quinta-feira e outros milhares estão a atravessar a fronteira neste sábado, segundo um fotógrafo da agência francesa AFP.

A OSDH indica que 800 habitantes destas vilas na Síria estão desaparecidos e que foram executados 11 civis curdos, entre os quais dois adolescentes, nos arredores de Kobané.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório