Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Se quiser, conquisto Kiev em duas semanas" diz Putin a Durão

O jornal italiano La Repubblica conta que Putin terá ameaçado, numa chamada telefónica, Barroso: ?se quiser, conquisto Kiev em duas semanas?, terá dito o líder russo.

"Se quiser, conquisto Kiev em duas semanas" diz Putin a Durão
Notícias ao Minuto

15:49 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ameaça

O italiano La Repubblica dá conta de uma ameaça impressionante que Vladimir Putin, presidente russo, terá feito ao telefone a Durão Barroso, Comissário Europeu: “se quiser, conquisto Kiev em duas semanas”.

A tensão entre Ucrânia e Rússia mantém-se com conflitos a decorrer entre rebeldes pró-russos e tropas ucranianas na região de Donetsk. Ao mesmo tempo, a União Europeia e os Estados Unidos têm aumentado as sanções à Rússia.

Paradoxalmente, a ameaça surge numa altura em que decorrem na Bielorrússia negociações entre as duas partes, com Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, a adiantar que a prioridade russa é o “cessar-fogo” entre as duas partes.

Nos últimos dias, a tensão subiu também a propósito de outro território: o Cazaquistão. Na perspetiva de Putin, o Cazaquistão não existia propriamente como um estado. Foi, argumenta o presidente russo, “criado”, um pouco à semelhança de uma das sugestões feitas pela Rússia, a propósito da zona de Donetsk.

Como resposta, Nursultan Nazarbayev, presidente cazaque, ameaçou com a saída do país de uma aliança económica que inclui a Bielorrússia, onde as negociações decorrem.

Segundo as Nações Unidas, mais de 2.600 pessoas terão morrido nos combates entre separatistas pró-russos e os militares ucraniano desde abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório