Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

E o mistério dos buracos na Sibéria russa continua

Foram descobertos esta segunda-feira mais dois gigantes buracos na Sibéria russa. A origem destes misteriosos fossos – que já vão em três – é ainda desconhecida mas os cientistas defendem que podem ter sido causados pelo degelo do permafrost, lê-se no Daily Mail.

E o mistério dos buracos na Sibéria russa continua
Notícias ao Minuto

09:38 - 29/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fenómeno

Foi ontem descoberto mais dois (ainda) inexplicáveis buracos gigantescos na Sibéria russa. Ao todo, são já três os fossos profundos que ainda ninguém conseguiu esclarecer.

Os cientistas ainda não conseguiram chegar a um consenso sobre a origem destes buracos mas a tese de serem resultado do degelo do permafrost começa a ganhar força.

Para os entendidos, estes buracos podem ter resultado de uma (ou três) explosão originada pela mistura de água com os sais do terreno e o metano do subsolo. De salientar que esta região possui um subsolo rico em gás natural.

Segundo o Daily Mail, um dos buracos descoberto ontem tem cerca de 15 metros de diâmetro e outros tantos de profundidade. Curioso, é que esta nova cratera situa-se a menos de dois quilómetros da que foi descoberta na semana passada, em Yamalum.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório