Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Japão arrenda terrenos para armazenar resíduos de Fukushima

O Governo do Japão vai arrendar terrenos em Fukushima para armazenar resíduos recolhidos nas operações de descontaminação após o acidente nuclear de 2011, depois de muitos dos proprietários se terem negado a vendê-los, noticia hoje a imprensa nipónica.

Japão arrenda terrenos para armazenar resíduos de Fukushima
Notícias ao Minuto

07:13 - 29/07/14 por Lusa

Mundo Governo

O objetivo inicial das autoridades era comprar todas as parcelas necessárias para o armazenamento de terra e resíduos que contêm isótopos radioativos recolhidos em volta da fábrica de Fukushima Daiichi, afetada pelo terramoto e tsunami de 11 de março de 2011.

Mas perante a recusa em vender de muitos dos proprietários, o governo decidiu optar por concessões em troca de uma compensação financeira, segundo decisão tomada na segunda-feira numa reunião entre o Executivo e representantes da administração local.

Segundo o novo plano, os proprietários queiram manter as suas propriedades poderão fazê-lo, embora o Governo se reserve o direito de usar a terra por um período de 30 anos, informou a estação estatal NHK.

As instalações serão localizadas nas cidades costeiras de Okuma e Futaba, as mais próximas da central.

Os proprietários terão rejeitado vender os terrenos pelo facto de os mesmos estarem na posse das famílias há gerações, e expressaram preocupação de que as instalações se convertam em permanentes, segundo a agência Kyodo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório