Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

TV Record lança sinal no Canadá para ser alternativa para comunidade lusófona

A TV Record não quer ser apenas um canal brasileiro mas sim a televisão dos países que falam a língua portuguesa, disse hoje à agência Lusa, em Toronto, uma fonte do canal, durante o lançamento do sinal no Canadá.

TV Record lança sinal no Canadá para ser alternativa para comunidade lusófona
Notícias ao Minuto

09:56 - 26/07/14 por Lusa

Mundo Canal

A TV Record lançou esta sexta-feira à noite, em Toronto, o sinal no Canadá, que ficará disponível na Bell Fibe TV, canal 875, numa cerimónia que contou com a presença de representantes de diversas entidades.

"Não somos apenas um canal brasileiro, mas pretendemos ser um canal de todos os países que falem português", disse Marcelo Cardoso, presidente da TV Record Internacional, durante o evento.

O responsável disse ainda que o canal vai ter "programas de sucesso produzidos no Brasil, mas também feitos em Portugal, Angola, Moçambique", que além do Canadá, também poderão ser televisionados nos Estados Unidos.

A TV Record "é uma alternativa aos outros canais", com o objetivo de "somar e não de dividir", com uma programação "rica apostada em contagiar o público com energia positiva", referiu ainda Marcelo Cardoso.

Quanto à programação local, o canal terá um correspondente no Canadá que vai fazer reportagens, que serão publicadas no telejornal diário, apresentado por Vânia Mateus, e com a duração de 30 minutos, noticiário que também vai ser transmitido no Canadá.

Para já a TV Record não vai emitir no país norte-americano em Alta Definição (HD), mas é só uma "questão de tempo", até porque já foi feito um grande investimento em material topo de gama, explicou.

O embaixador José Vicente de Sá Pimentel, a desempenhar funções como Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, vê o canal com "grande entusiasmo e expectativa", visto que é um "elemento importante para os brasileiros de aproximação ao Canadá".

"Os brasileiros conhecem muito pouco o Canadá e os canadianos conhecem muito o Brasil. A TV Record ao se instalar aqui vai dar notícias do Canadá como as pessoas daqui vão ver notícias do Brasil. Esse elo de ligação vai-nos favorecer", disse.

O diplomata também realçou o "crescimento" da comunidade brasileira, principalmente em Toronto, comparativamente com a portuguesa que já está em "maior número", e tem já alguma "tradição". Todos os países de língua portuguesa têm agora "mais uma razão para se sentirem satisfeitos e ligados a mais um elemento de divulgação da cultura lusófona".

Calcula-se que existam no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, enquanto que brasileiros estima-se que sejam 25 mil, dos quais cerca de 15 mil estão em Toronto.

Quem também marcou presença no lançamento do sinal da TV Record no Canadá foi a cantora portuguesa Aurea, como convidada VIP.

"Tentei meter-me um pouco na pele de quem cá está, da comunidade. Acho maravilhoso poderem ter mais um canal a falar a sua língua, com notícias, entretenimento, jornalismo de qualidade, super criativos e trabalho, vai fazê-los sentirem-se mais próximos de casa e das suas raízes", disse a cantora.

A TV Record está implantada um pouco por todo o mundo, com um alcance global de 280 milhões de telespectadores, emitindo em canal aberto em Moçambique e Cabo Verde, e investiu no Canadá cerca de 20 milhões de dólares (13,84 milhões de euros) na compra dos direitos oficiais para o Brasil dos Jogos Pan Americanos, que vão ter lugar em Toronto em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório