Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Aplicadas sanções a responsáveis dos serviços de informação e segurança russo

A União Europeia (UE) aplicou hoje sanções aos chefes dos serviços de informação e a vários responsáveis do conselho de segurança russo pelo seu envolvimento na crise ucraniana, revela o jornal oficial da UE.

Aplicadas sanções a responsáveis dos serviços de informação e segurança russo
Notícias ao Minuto

09:38 - 26/07/14 por Lusa

Mundo União Europeia

Na lista de 15 personalidades e 18 organismos visados pelo congelamento de bens e proibição de viajar para o espaço europeu figuram o chefe do Serviço Federal de Segurança, Nikolai Bortnikov, e o chefe dos serviços de segurança, Mikhail Fradkov, além do presidente da Tchetchénia, Ramzan Kadyrov.

A União Europeia eleva assim a lista de sanções à Rússia para 87 pessoas e 20 instituições e empresas.

Os responsáveis do Conselho de Segurança Russo, a que pertencem Bortnikov e Fradkov, são sancionados pelo seu contributo para "a elaboração da política do governo russo de ameaça à integridade territorial, à soberania e à independência da Ucrânia".

Ramzan Kadyrov é sancionado por ter feito "declarações a favor da anexação ilegal da Crimeia e da insurreição armada na Ucrânia".

No início de junho, Ramzan Kadyrov afirmou-se pronto a enviar 74 mil voluntários tchechenos para a Ucrânia se tal lhe fosse pedido.

Entre as instituições sancionadas, contam-se várias empresas com sede na Crimeia, península ucraniana anexada à Rússia em março, nomeadamente um grupo hoteleiro sedeado em Yalta.

Paralelamente, a União Europeia deverá adotar na próxima semana o mesmo tipo de sanções contra pessoas acusadas de "apoiar ativamente a anexação da Crimeia" ou a "destabilização do leste da Ucrânia"

A nova lista, que deverá estar fechada na próxima terça-feira, poderá incluir oligarcas próximos do presidente russo Vladimir Putin, indicaram fontes diplomáticas.

Os 28 afirmam-se prontos para na próxima semana adotarem fortes sanções económicas no domínio do acesso aos mercados financeiros, venda de armas, de tecnologias ligadas à energia e de bens de dupla utilização: civil e militar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório