Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Corte de energia por falta de pagamento provoca morte de tetraplégica

Uma mulher grega tetraplégica, de 56 anos e que carecia de cuidados médicos, morreu hoje na casa onde residia, alegadamente, devido a problemas causaddos pelo corte de eletricidade, por falta de pagamento.

Corte de energia por falta de pagamento provoca morte de tetraplégica
Notícias ao Minuto

22:59 - 23/07/14 por Lusa

Mundo Grécia

De acordo com a agência de notícias estatal grega, a mulher que vivia em Chania, na ilha de Creta, e que sofria de graves problemas de saúde há mais de 15 anos, morreu uma hora depois de a Companhia Pública de Eletricidade da Grécia (PPC) ter cortado o abastecimento de energia à casa onde vivia.

Os familiares já deram início a um processo para determinar as causas da morte da mulher, sendo que a autópsia ainda não foi realizada.

A PPC já endereçou as condolências à família e disse à Agência France Press (AFP) que a conta não estava em nome da mulher que morreu hoje, não tendo revelado a identidade da fatura da eletricidade à casa onde vivia a tetraplégica.

"Não tínhamos qualquer informação acerca do estado de saúde da mulher", disse o porta-voz da companhia de eletricidade, contactado pela AFP.

"A família nunca tinha feito qualquer pedido especial e que é aplicado às pessoas que precisam de cuidados médicos", disse o mesmo porta-voz.

A Companhia Pública de Energia da Grécia anunciou na semana passada que os preços referentes ao consumo em casas particulares iam aumentar a partir do dia 25 de julho".

Mesmo assim, a companhia tem tarifas diferentes para desempregados e pessoas que necessitam de cuidados médicos.

A crise financeira que está atingir a Grécia, sobretudo após 2010, o ano em que foi pedido o primeiro resgate financeiro, fez aumentar as dificuldades nos pagamentos das contas sobre o consumo de eletricidade.

De acordo com a PPC, a dívida referente à falta de pagamentos pelo consumo de energia na Grécia corresponde a 1,3 mil milhões de euros, sendo que as previsões apontam para um aumento do valor dos incumprimentos.

A privatização do setor da energia é um dos assuntos mais atuais na Grécia, com a oposição a criticar as iniciativas governamentais que quer impor a venda da companhia, assunto que faz parte do pacote de medidas impostas pelos credores internacionais: Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório