Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

OPA Semapa: "sucesso" para uns, fracasso para outros

Mercado divide-se na análise aos resultados da operação lançada por Pedro Queiroz Pereira. Empresário reclama louros, mas sinais iniciais parecem contradizer as declarações do líder da Semapa.

OPA Semapa: "sucesso" para uns, fracasso para outros
Notícias ao Minuto

10:50 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Bolsas

A troca de ações da Semapa por títulos da Portucel fez correr muita tinta nas últimas semanas. A operação proposta por Pedro Queiroz Pereira dividiu opiniões desde o início e agora que chegou ao fim, continua a não existir acordo entre analistas, investidores e gestores das empresas envolvidas.

O empresário português, dono da holding que controla a Semapa e a Portucel, tinha como intenção diluir a posição da Semapa em bolsa, de forma a remover a empresa do mercado. No entanto, devido à falta de interesse de 49% dos investidores em trocar as ações detidas, a operação acabou por falhar o objetivo final.

Segundo o Jornal de Negócios, Pedro Queiroz Pereira vê o copo 'meio cheio', alegando que a percentagem de aceitação de 51% mostra que a oferta "foi um sucesso" e deixou a holding Sodim e a Portucel em posições mais vantajosas.

Por outro lado, a maior parte dos analistas vê o copo 'meio vazio', destacando o fracasso de uma troca que era vista desde início como pouco vantajosa para os acionistas, devido à subavaliação dos títulos da Semapa.

As próximas semanas deverão ser decisivas para o futuro das empresas envolvidas, ficando para já afastada a hipótese da saída de bolsa da Semapa, que implicaria mais uma alteração no conjunto de cotadas no principal índice nacional, o PSI 20.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório