Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Seis sinais de doença cardíaca que nunca deve ignorar

Pequenos sintomas que podem passar despercebidos mas que podem ser muito importantes.

Seis sinais de doença cardíaca que nunca deve ignorar
Notícias ao Minuto

23:58 - 09/02/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Sintomas

Problemas sexuais, ressonar e gengivas que sangram facilmente são problemas de saúde tipicamente vistos como menores e por isso as pessoas tendem a ignorá-los.

Mas estes problemas que podem parecer insignificantes podem, por vezes, ser sintomas comuns de doenças cardiovasculares.

O cardiologista Dr. John Erwin revelou ao Daily Mail os seis sintomas mais comuns (e surpreendentes) de doenças cardiovasculares para os quais deve estar atento:

1. Disfunção sexual. Geralmente as disfunções sexuais podem estar ligadas a problemas no sistema reprodutor ou no cérebro mas, especialmente nos homens, a disfunção sexual é um sintoma comum de problemas arteriais. A acumulação de placas nas artérias pode levar os homens a ter dificuldade em alcançar - ou manter a ereção.

2. Ressonar ou apneia do sono. Ressonar ou ter muito sono de manhã mesmo depois de ter tido uma boa noite de sono são sinais comuns de apneia do sono, que está relacionada com mudanças fisiológicas que aumentam o risco de sofrer um ataque cardíaco e AVC. Ressonar também pode ser um sinal de fibrilação arterial.

3. Gengivas inchadas, doridas ou a sangrar. Gengivas pouco saudáveis podem ser um sintoma de periodontite, que pode espalhar a inflamação pelo corpo – o que é um forte fator de risco para o desenvolvimento de aterosclerose e ataque cardíaco.

4. Dores de pescoço e ombros. Muitas pessoas sentem que têm “um elefante sentado no peito” durante um ataque cardíaco, outras sentem “que lhes estão a apertar os braços”, explica o especialista. Sensações de desconforto, pressão, ou dores no pescoço, queixo ou ombro pode ser sinais de alerta.

5. Pés e pernas inchados. As pernas e os pés podem ficar inchados por inúmeras razões, no entanto também podem indicar insuficiência cardíaca. Especialmente se a pessoa tem pouco fôlego durante a actividade ou quando tenta adormecer.

6. Indigestão ou azia. Estes sintomas são bastante comuns e raramente são problemas sérios, mas em alguns casos podem indicar um ataque cardíaco. Se estes sintomas surgirem juntamente com náuseas, suores, perda de fôlego ou tonturas, deve ser visto por um médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório