Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal Fit encheu ginásio improvisado em Lisboa

A primeira edição do Portugal Fit transformou a Meo Arena, em Lisboa, num enorme ginásio durante o fim de semana, com a participação acima das expetativas da organização, que espera um evento "ainda maior" em 2016.

Portugal Fit encheu ginásio improvisado em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:24 - 29/11/15 por Lusa

Lifestyle MEO

No sábado, o espaço abriu as portas cedo, pelas 11:00, mas a maior enchente esperava-se para o final da tarde, quando as aulas estavam abertas ao público em geral. Até aí, grande parte dos participantes do Portugal Fit eram os profissionais do desporto e alguns dos seus alunos.

Quando o relógio bateu as 18:00, estava tudo a postos para a aula de Zumba, a primeira aberta ao público em geral. Todos com os olhos atentos para o palco e o corpo preparado para os movimentos rápidos ditados pelos instrutores.

Rute, de 34 anos, foi uma das participantes da aula de Zumba, modalidade que pratica com regularidade em paralelo com a caminhada.

"Foi magnífica. Gosto muito dos passos", confessou Rute, garantindo que gostaria de ir mais vezes a este tipo de eventos se "o preço fosse mais acessível".

A seu lado estava a amiga Lídia, de 37 anos, que esteve no Portugal Fit para também descobrir "novos desportos".

São maioritariamente mulheres que participam nesta aula, mas os homens também lá andam e não ficam mal no retrato.

Paulo, de 47 anos, estava na primeira fila a copiar com toda a atenção os movimentos dos professores. Dança zumba uma vez por semana, mas também gosta de outras aulas do ginásio, principalmente de Body Combat, uma modalidade "cardio" inspirada nos movimentos das artes marciais, que começou três horas mais tarde no mesmo espaço.

Ao final da noite, os trajes de danças começaram a dar espaço a indumentárias mais ferozes, quando a plateia vestiu a pele de guerreiro e as mãos de lutadores com luvas boxe.

"Estou ansioso", disse Paulo antes da aula de Body Combat começar, até porque esperava por Rachel Newsham, a instrutora e coreógrafa desta modalidade, chegada da Nova Zelândia para participar no Portugal Fit.

E dos braços a ondular no ar e corpos soltos das aulas de dança passou-se para murros secos, pontapés certeiros e corpos hirtos na sala principal do espaço no Parque das Nações.

Paredes meias com estas modalidades estavam os Cross Games, uma competição baseada na metodologia do Cross Training, que consiste na realização de uma sequência ou rotina de exercícios e movimentos funcionais variados, com um nível de intensidade elevado.

Deste lado da sala, já se recorre a pesos, cordas ou estruturas para outro tipo de exercícios, a que uma plateia assiste em 'suspense' à espera que o seu atleta consiga cumprir o desafio lançado.

Filipa, 33 anos, era uma das espetadoras atentas destes jogos.

"Treino numa 'box' há um ano, gosto deste tipo de desporto. Gosto de ver, mas gostava mais de estar a participar", disse Filipa, que ficou por este lado do recinto, sem nunca espreitar as outras modalidades, porque o que realmente gosta é do Cross Training.

Pelos acessos gerais do interior da Meo Arena, sempre congestionados de pessoas, houve espaço para demonstrações de várias modalidades, até aulas de bicicletas abertas a todos os que passavam, e a Taça de Culturismo, que decorria num andar abaixo, também numa sala demasiado pequena para o público que queria assistir.

Além da feira de oportunidades, com roupa e acessórios de desporto, também foram apresentados novos produtos ligados ao desporto e a uma vida saudável.

"As pessoas estão muito mais conscientes dos benefícios da atividade física e da alimentação", disse o organizador do evento, André Manz, em declarações à agência Lusa, acrescentando que o saldo desta primeira edição do Portugal Fit foi "positivo" e até "superou as expectativas".

"O culturismo teve muito mais espetadores do que estávamos à espera. Nos Cross Games aconteceu a mesma coisa", continuou Manz, prevendo que a edição do próximo ano terá de sair além das portas e corredores da Meo Arena, "porque este ano veio muita gente".

O Portugal Fit continua hoje de portas abertas, das 11:00 às 21:00, na Meo Arena, e já tem regresso marcado em 2016 e 2017.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório