Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Veneno de vespa brasileira pode ajudar no combate ao cancro

Moléculas do veneno têm a capacidade de distinguir entre as células saudáveis e as cancerígenas.

Veneno de vespa brasileira pode ajudar no combate ao cancro
Notícias ao Minuto

22:54 - 01/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Descoberta

A Polybia paulista, ou a paulistinha como a chamam em São Paulo (Brasil), é uma vespa cuja picada pode ser bastante dolorosa.

Cientistas britânicos e brasileiros estão, no entanto, agora a investigar a possibilidade de uma molécula do veneno desta vespa ter a capacidade de distinguir entre as células cancerígenas e as saudáveis e de atacar apenas as primeiras, escreve o El Pais.

O veneno desta vespa é de tal forma potente que durante décadas suscitou o interesse de vários cientistas. Em 2008, um grupo de cientistas verificou que a potência do seu veneno era tal que chegava a atacar as células cancerígenas de alguns tipos de cancro.

“Os peptídeos de todos os venenos são geralmente tóxico às células, mas MP1 tem uma potente atividade bactericida ", explica o pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade Paulista e co -autor do estudo, João Neto Ruggiero.

A descoberta, defende o investigador, “poderia ser de grande utilidade no desenvolvimento de novas terapias combinadas, pois poderia ser utilizada em simultâneo com outros medicamentos tomados no combate ao cancro, atacando diferentes partes da célula cancerígena”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório