Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ser a irmã mais velha pode ser sinónimo de excesso de peso

A ciência vem agora explicar algo que há muito inquietava as irmãs mais velhas: o motivo pelo qual são mais propensas a ganhar peso do que as irmãs mais novas.

Ser a irmã mais velha pode ser sinónimo de excesso de peso
Notícias ao Minuto

07:40 - 31/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Wayne Cutfield, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, revela que, afinal, há um motivo científico que explica o porquê de as irmãs mais velhas serem mais propensas a engordar do que as mais novas.

De acordo com a investigação, que se realizou na Suécia e que começou em 1973, as mulheres que nasceram primeiro eram 29% mais propensas a ter excesso de peso e 40% mais tendentes a sofrer de obesidade quando comparadas com as mulheres que nascem depois.

Para esta conclusão, os investigadores liderados por Cutfield analisaram os registos oficiais de 13.500 pares de irmãs suecas com mais de 18 anos, dados que incluíam o peso à nascença, o peso e altura durante a primeira gravidez e as visitas ao médico durante o período de gestação.

Conta o Huffington Post que embora as irmãs mais velhas tenham tendência a nascer com menos peso, é no primeiro trimestre de gravidez que as diferenças corporais começam a ser mais notórias. Nesses primeiros três meses, as irmãs mais velhas apresentaram um IMC (índice de massa corporal) de 24,4, enquanto as irmãs mais novas tinham 23,8.

Embora a diferença pareça pequena, Wayne Cutfield salienta que pode ser um tremendo indicador de excesso de peso e obesidade, em parte devido à tendência de os irmãos mais velhos terem vasos sanguíneos mais estreitos, o que “reduz o fornecimento de nutrientes, a regulação de gordura e glicose e aumenta o risco de uma pessoa armazenar mais gordura”, fatores que podem desencadear diabetes tipo 2.

Além disso, como indicam outros estudos, os primogénitos tendem ainda a ter escolhas e estilos de vida menos saudáveis, situações que podem levar a um aumento do peso e consequente obesidade ainda na infância ou adolescência e que nem sempre são alterados na idade adulta.

Nos últimos anos têm sido vários os estudos que traçam cientificamente as diferenças entre os irmãos, sendo que nem todas as más notícias se referem aos mais velhos. Afinal, continuam a ser os mais inteligentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório