Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Qual o ritmo ideal para perder peso durante uma caminhada?

Antes de mais, é importante salientar que são recomendados 10 mil passos por dia. Sim, dez mil.

Qual o ritmo ideal para perder peso durante uma caminhada?
Notícias ao Minuto

18:25 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

A ‘caminhada’ é um dos exercícios físicos com mais adeptos e que mais atrai pessoas idosas ou que procuram perder uns quilos extra de forma gradual.

Caminhar faz bem e devem ser dados dez mil passos por dia para que a saúde não fique em risco. Este valor surgiu pela primeira vez na década de 60, no Japão, e ficou como ‘base’ para o número diário recomendado de passos.

Tudor-Locke, professora na Universidade Estatal de Arizona, disse ao Huffington Post que dez mil passos por dia pode parecer algo exagerado mas que, na verdade, é baixo tendo em conta o sedentarismo atual e o estado de obesidade que assola vários países em todo o mundo.

Mas, em que medida o ato de caminhar ajuda a emagrecer?

Segundo o El País, cada pessoa deve, em média, caminhar entre oito a dez quilómetros por dia, contudo, não basta apenas caminhar. É necessário acrescentar algum ritmo.

Andar entre 4,8 km/hora e 6,4 km/hora é o ideal para perder uns quilos extra, como explica uma investigação do Colégio Americano de Medicina do Desporto.

Helena Olsson, personal trainer Prorunners, dá números mais concretos (embora saliente que o resultado final depende, claro, de cada pessoa). Por cada minha caminhada (1.600 metros), um homem adulto perde entre 88 e 124 calorias, já uma mulher apresenta um gasto calórico de 74 a 105 calorias.

Onde caminhar?

O terreno alcatroado – por ruas ou junto a estradas – é a opção com mais adeptos, mas no verão é a praia o pano de fundo mais desejado. Porém, salienta o El País, as pessoas que gostam de caminhar devem ter em conta não só o tipo de calçado (que deve ser adequado) como o piso que está em causa.

Na areia seca, por exemplo, a caminhada não deve exceder os dez minutos. Já na areia molhada, a caminhada por ser de 20 minutos e no campo de 30.

[Notícia atualizada às 15h24 do dia 4 de agosto]

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório