Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Por que as grávidas não devem comer por dois

Diz a sabedoria popular que uma grávida deve alimentar-se bem e que, por isso, pode e deve comer por dois. Mas não.

Por que as grávidas não devem comer por dois
Notícias ao Minuto

12:20 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Durante uma gravidez – e mesmo num período de maiores desejos – comer por dois não é a solução, nunca foi e os médicos garantem que nunca será.

Conta o Daily Mail que este hábito popular de permitir as grávidas comer por dois e muitas vezes alimentos menos saudáveis é um risco para a saúde não só da mulher como do bebé que carrega dentro de si.

O hábito de comer por dois não só dificultará a retoma à silhueta pré-gravidez como poderá aumentar os riscos do bebé ser obeso logo durante a infância e vida adulta. Além disso, destacam os investigadores do Clinical Sciences Centre, em Londres, durante a gravidez o sistema digestivo das mulheres muda e os maus hábitos tidos nesse período farão com que demorem mais tempo a voltar ao seu estado normal, proporcionando, com isso, uma maior acumulação de gordura.

Para esta investigação, os cientistas recomeram a moscas-de-fruta, que apresentam um sistema digestivo idêntico ao das mulheres e detetaram que, durante a gravidez, a digestão fica mais eficiente e o corpo consegue absorver e armazenar mais energia a partir da mesma quantidade de alimento.

Sendo o armazenamento e acumulação de energia maior, as mulheres que comem por dois sentem, assim, mais dificuldade em regular as hormonas que permitem o intestino voltar ao seu ‘tamanho’ natural, proporcionando, assim, a perduração do excesso de peso ganho durante a gravidez.

Esta pesquisa aponta para “uma nova explicação científica” que justifica a desnecessidade de as mulheres grávidas comerem por dois. “Não é necessário, e pode mesmo ser prejudicial”, diz Joe McNamara, líder da investigação, frisando que o excesso de peso ganho durante a gestação “pode afetar a propensão de uma criança a ser obesa na vida adulta”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório