Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"Se continuarmos neste caminho, não temos solução para este país"

Henrique Medina Carreira considera que os políticos responsáveis recusam-se a enfrentar um problema que diz ser óbvio.

"Se continuarmos neste caminho, não temos solução para este país"
Notícias ao Minuto

00:07 - 10/02/16 por João Oliveira

Economia Comentário

No habitual espaço de comentário no programa ‘Olhos nos Olhos’, na TVI24, Henrique Medina Carreira fez uma análise ao que vem estipulado no novo Orçamento do Estado, onde está presente um problema que o Executivo não quer enfrentar.

O jurista começa por dizer que no documento de estratégia orçamental está “previsto que o peso da despesa pública em 2016 seja de 43%”, algo que não coincide com a realidade, uma vez que “nós [Portugal] estamos com mais de 47%”.

Perante a premissa, o comentador diz que o Governo está a “empurrar este problema sem sequer perceber que, ou nós temos uma economia que sustente o Estado, ou, se não temos, é preciso diminuir o Estado”, o que não está a acontecer.

“É preciso que se diga que nós não temos maneira de sustentar um Estado que todos os anos gasta 80 a 90 mil milhões. Ou temos que pedir emprestado, ou temos que aumentar impostos”. Foi precisamente os impostos a via escolhida pelo Governo de António Costa, “que são de tal maneira pesados que já só vigoram em países com um PIB per capita de 30 a 40 mil euros por ano”. “Nós temos 15, por isso estamos completamente fora de tudo”, rematou.

Em jeito de conclusão, Medina Carreira diz que, “se os políticos responsáveis - se é que há responsáveis - não querem perceber isto, estes programas [Orçamento do Estado] servem para pouco”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório