Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

UGT acusa CGTP de aproveitar apoio político para esvaziar concertação

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, acusou hoje a CGTP de tentar aproveitar o apoio político do PCP e do BE para esvaziar a concertação social, considerando que este Governo não permitirá que isso aconteça.

UGT acusa CGTP de aproveitar apoio político para esvaziar concertação
Notícias ao Minuto

17:21 - 30/11/15 por Lusa

Economia Carlos Silva

"[...] Há uma tentativa e vontade de aproveitar o apoio político do PCP e do BE para poder condicionar a apresentação de algumas políticas e retirar à concertação social aquilo que é a sua intervenção num conjunto de matérias como salário mínimo, criação de emprego, políticas de competitividade e levá-las para a Assembleia da República", afirmou Carlos Silva, no final de uma reunião com o novo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que iniciou hoje uma ronda de audições com os parceiros sociais.

Numa entrevista ao Público, publicada no domingo, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse que não quer acabar com a concertação social, mas enfatizou que todos os esforços estarão concentrados na Assembleia da República, porque é aí que será possível concretizar algumas das promessas feitas pelo PS e pelos partidos à sua esquerda "de forma mais objetiva".

Em declarações aos jornalistas, o dirigente sindical considerou que "o PS continuará a apostar na concertação social", isto é, no debate tripartido dos temas económicos e sociais com os representantes dos patrões e dos trabalhadores.

Carlos Silva disse que, nos últimos dias, tem trocado impressões com vários membros do Governo e que "a opinião é consensual e transversal": "Não será com este Governo que a concertação social será esvaziada".

O secretário-geral da UGT recordou ainda que a CGTP "todos os anos participa nas conferências da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é uma organização tripartida, tal como a concertação social, porque é assim que faz sentido".

"Não vale a pena ir por esse caminho que é um caminho errado", sublinhou.

Carlos Silva revelou ainda "grandes expetativas" em relação ao Governo liderado por António Costa, destacando o facto de que três dias depois do primeiro Conselho de Ministros, no primeiro dia útil após a primeira reunião do Executivo, o ministro da Economia já estar em contacto com os parceiros.

Caldeira Cabral começou hoje uma série de contactos com todas as confederações empresariais e reuniu com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e com a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e com a União Geral de Trabalhadores (UGT).

Em declarações aos jornalistas, no final do encontro com a UGT, o governante reafirmou que "há uma porta aberta no ministério para construir soluções para o país", mensagem que fez chegar à central sindical.

Caldeira Cabral afirmou que está à frente de um ministério que "quer lançar investimento em Portugal, o que se faz com os empresários, com empreendedores, com quem arrisca, mas também com os trabalhadores que são uma parte muito importante desta equação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório