Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

BCE quer comprar 207 milhões de euros de dívida titularizada portuguesa

O Banco Central Europeu (BCE) pretende comprar 207 milhões de euros de dívida titularizada portuguesa na próxima sexta-feira, revela hoje a agência Bloomberg.

BCE quer comprar 207 milhões de euros de dívida titularizada portuguesa
Notícias ao Minuto

20:50 - 25/11/15 por Lusa

Economia Bloomberg

Até ao momento, o BCE já comprou mais de 52.000 milhões em dívida pública em outubro, dos quais quase 1.200 milhões em Portugal, através do programa conhecido como 'quantitative easing', segundo números divulgados hoje.

Segundo números divulgados a 02 de novembro pela entidade liderada por Mario Draghi, nos primeiros dez meses do ano o BCE investiu um total de 395.516 milhões de euros através deste programa, que teve início em março, dos quais 8.954 milhões só em Portugal.

Só no mês de outubro, o BCE comprou 52.175 milhões de euros em dívida pública, dos quais 1.184 milhões em dívida pública portuguesa. A maturidade média das obrigações nacionais detidas pelo banco central é de 10,64 anos e é a maior entre a dos países que fazem parte da carteira de ativos do banco. A média é de oito anos.

O 'quantitative easing' representa a maior fatia das compras realizadas pelo BCE em outubro, que totalizaram 63.731 milhões de euros nos três programas de compra de ativos da instituição.

O BCE comprou 9.993 milhões de euros através do programa de aquisição de obrigações cobertas (CBPP3) e aplicou 1.563 milhões de euros em instrumentos de dívida titularizada (ABSPP) no mês de outubro.

Em março, o BCE e os bancos centrais nacionais da zona euro começaram a comprar grandes quantidades de dívida pública da zona euro, através do programa conhecido como 'quantitative easing', que tem como objetivo de reanimar a economia europeia e cumprir o mandato para levar a inflação a níveis próximos mas abaixo dos 2%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório