Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Segurança Social ignorou pedido do Provedor para reintegrar trabalhadores

Requalificação de funcionários levou representante da justiça a enviar carta ao Instituto de Segurança Social. Recomendações foram, no entanto, recusadas.

Segurança Social ignorou pedido do Provedor para reintegrar trabalhadores
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia ISS

A carta do Provedor de Justiça enviada ao Instituto de Segurança Social (ISS) para pedir a reintegração dos funcionários requalificados não surtiu qualquer efeito. "A recomendação não foi acatada", revelou uma fonte oficial do Provedor em declarações ao Jornal de Negócios, confirmando a intenção de manter os cerca de 600 trabalhadores requalificados em processo de transição.

A organização de defesa dos direitos dos cidadãos tentou convencer a Segurança Social a voltar atrás, mas as justificações encontradas não foram consideradas válidas pelo ISS.

As três queixas referem-se a alegadas irregularidades no processo de requalificação: o Provedor defende que os funcionários que passaram para estabelecimentos geridos por IPSS deviam ter os postos de trabalho garantidos; afirma que não existe justificação operacional para o número de despedimentos; e garante que a exclusão parcial dos sindicatos da discussão é ilegal.

O 'não' do Instituto de Segurança Social contrariou as expectativas do Provedor de Justiça, mas ainda assim o passo seguinte já está decidido. "De acordo com o Estatuto do Provedor de Justiça, a situação irá ser exposta à tutela do Instituto de Segurança Social", garante a fonte ouvida pelo Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório