Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Há a perceção geracional de que o sistema está em risco"

Margarida Corrêa de Aguiar, ex-secretária de Estado da Segurança Social, afirma, em entrevista ao Público, que os portugueses estão a perder a confiança no sistema português.

"Há a perceção geracional de que o sistema está em risco"
Notícias ao Minuto

09:38 - 30/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Corrêa de Aguiar

“Há uma história e um conjunto de acontecimentos que vieram reforçar a desconfiança, que é legítima”, afirma Margarida Corrêa de Aguiar sobre as desconfianças que as gerações mais jovens mantêm para com o sistema de reformas português, em entrevista ao Público.

A antiga secretária de Estado da Segurança Social indica, ainda, que esta desconfiança não resume somente às gerações mais jovens. “Também os próprios pensionistas”, acrescenta.

“Há uma perceção por parte de todas as gerações de que o sistema de pensões está em risco. Os pensionistas vivem na incerteza das suas pensões. E as novas gerações vivem na incerteza, quase certeza, de o sistema não vai ser capaz de honrar as promessas que hoje faz”, sustenta a responsável.

Margarida Corrêa de Aguiar sublinha que “um sistema que perde a confiança dos seus participantes não tem futuro” e afirma que este sistema atual precisa de ser “redesenhado”, trazendo como exemplo o sistema sueco, “com o qual se pode aprender”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório