Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Juncker confiante em acordo com credores antes de dia 20

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou acreditar na possibilidade de a Grécia concluir um acordo sobre o terceiro resgate com os credores ainda este mês, "de preferência, antes de dia 20".

Juncker confiante em acordo com credores antes de dia 20
Notícias ao Minuto

08:19 - 05/08/15 por Lusa

Economia Grécia

As negociações progridem de "forma satisfatória" nesse sentido, afirmou Jean-Claude Juncker, em entrevista à agência AFP.

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", quando Atenas tem de reembolsar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), assinalou.

Atenas está a negociar com os credores, numa nova 'corrida em contrarrelógio', o memorando de entendimento do terceiro "resgate", a três anos, que deve ascender a 86 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, também se mostrou confiante, esta terça-feira, relativamente à finalização do programa até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao Banco Central Europeu (BCE).

Caso não seja alcançado um acordo até lá, "temos de providenciar outra 'ronda' do financiamento-ponte", semelhante ao de julho, explicou Jean-Claude Juncker.

A União Europeia desembolsou 7,16 mil milhões de euros do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) para a Grécia efetuar atempadamente os pagamentos devidos ao BCE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório