Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo reafirma esperar que meta da receita fiscal seja "atingida"

O Ministério das Finanças reagiu, em nome do Governo, aos dados hoje conhecidos.

Governo reafirma esperar que meta da receita fiscal seja "atingida"
Notícias ao Minuto

19:34 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia UTAO

Os números da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) referem que, caso o ritmo de coleta se mantenha, a receita fiscal arrisca um desvio de 660 milhões de euros face aos números estimados pelo Executivo.

O Ministério das Finanças reagiu em comunicado enviado às redações às notícias que têm vindo a público, nomeadamente sobre a possibilidade de a devolução de parte da sobretaxa de IRS, já em 2016, poder estar em causa.

Recordando que a receita fiscal ultrapassou expectativas em 2013 e 2014, diz o Executivo que, em 2015, “estima que os objetivos orçamentais da receita fiscal voltem novamente a ser atingidos e superados”.

“A receita fiscal está a crescer 3,8% até junho e é expectável que cresça ainda mais no segundo semestre deste ano, em linha com o padrão habitual dos últimos anos”, defende o ministério tutelado por Maria Luís Albuquerque.

Relativamente às dúvidas em torno da eventual devolução de parte da sobretaxa, esclarece o Governo que “o crédito fiscal da sobretaxa em IRS depende apenas do crescimento das receitas de IRS e IVA acima do orçamentado e não do crescimento da receita fiscal no seu todo”.

“A receita fiscal do IRS e do IVA está a crescer 4,2% até junho de 2015”, acrescenta ainda o Executivo, salientando ainda que “é expectável que os reembolsos de IVA em 2015 sejam reduzidos face aos níveis verificados em anos anteriores, em resultado das novas regras”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório