Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Grécia: Eurogrupo espera pedido formal de ajuda na 4.ª feira"

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje que é esperado que haja na quarta-feira um pedido de ajuda financeira da Grécia ao fundo de resgate da zona euro.

"Grécia: Eurogrupo espera pedido formal de ajuda na 4.ª feira"
Notícias ao Minuto

16:13 - 07/07/15 por Lusa

Economia Dijsselbloem

Numa curta declaração aos jornalistas após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que antecede a cimeira de emergência do final da tarde, Dijsselbloem disse que está "iminente" esse pedido formal, que deverá acontecer na quarta-feira de manhã, adiantando que nesse caso se irá realizar no imediato uma reunião por teleconferência do Eurogrupo para examinar a proposta de Atenas.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida".

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Nesta reunião do Eurogrupo, o novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral das propostas helénicas em troca de um terceiro resgate.

A reunião dos ministros das Finanças antecedeu hoje a cimeira, que se vai arrancar pelas 17:30 de Lisboa, em que os chefes de Estado e de Governo da zona euro vão falar sobre o caminho a seguir em relação à Grécia após o claro 'não' dos gregos no referendo de domingo às últimas propostas dos credores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório