Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo quer utilizar 1.500 milhões para crédito e capitalização de PME

O ministro da Economia adiantou que o Governo está a trabalhar o concurso para poder utilizar neste segundo semestre 1.500 milhões de euros de fundos europeus como instrumento de crédito e de capital através do chamado Banco do Fomento.

Governo quer utilizar 1.500 milhões para crédito e capitalização de PME
Notícias ao Minuto

15:08 - 07/07/15 por Lusa

Economia Fundo

"Estamos neste momento a trabalhar o concurso para poder utilizar 1.500 milhões de euros de fundos europeus como instrumento de crédito e de capital através da Instituição Financeira de Desenvolvimento [Banco de Fomento] ainda durante o segundo semestre de 2015: 750 milhões de euros de linhas de crédito, 750 milhões de euros de linhas de capitalização para as Pequenas e Médias Empresas (PME)", disse António Pires de Lima.

As declarações do ministro foram feitas quer durante o encerramento da conferência "Empresas na Caixa", promovida pela Caixa Geral de Depósitos, em conjunto com o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, o Dinheiro Vivo e a TSF.

Pires de Lima acrescentou ainda que a Instituição Financeira de Desenvolvimento "ajudou a montar uma linha de capitalização no valor de 100 milhões de euros", que está a ser ativada pelas instituições financeiras já este mês.

"É a primeira vez que a linha PME Crescimento negociada com os bancos introduz uma vertente de instrumentos de capital vocacionados para as PME e micro empresas", sublinhou.

Pires de Lima lembrou que a Instituição Financeira de Desenvolvimento terminou o seu processo de licenciamento pelo Banco de Portugal há uma semana e meia.

"Foi há uma semana que obtivemos a licença do Banco de Portugal definitiva e, portanto, estamos finalmente a contratar pessoas para a estrutura da instituição que já tem uma comissão executiva a funcionar desde janeiro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório