Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Varoufakis demite-se. Já há candidatos ao cargo

Os gregos disseram um claro ‘Não’ no referendo às condições para um novo acordo com credores.

Varoufakis demite-se. Já há candidatos ao cargo
Notícias ao Minuto

06:57 - 06/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Grécia

Yanis Varoufakis demitiu-se esta segunda-feira do cargo de ministro das Finanças da Grécia, revela a Reuters.

Varoufakis explica, em comunicado publicado no seu site, que pouco depois da divulgação dos resultados no referendo grego, em que o ‘Não’ venceu com 61% dos votos, foi-lhe dado a entender que havia preferência de alguns membros do Eurogrupo pela sua ausência das reuniões.

Explica o ex-ministro que esta foi “uma ideia que o primeiro-ministro [Tsipras] considerou ser potencialmente útil para conseguir chegar a um acordo. Por esta razão vou deixar hoje [segunda-feira] o Ministério das Finanças”, pode ler-se.

Recorde-se que, Varoufakis tinha anunciado que se demitiria do cargo em caso de vitória do ‘Sim’. A demissão desta segunda-feira, apesar da vitória do ‘Não’, é assim justificada pela necessidade de facilitar as negociações com os credores, numa altura em que a Grécia já dá sinais claros de dificuldades financeiras.

“Considero ser meu dever ajudar Alexis [Tsipras] a explorar, da forma que ele achar melhor, o capital que o povo grego nos concedeu durante o referendo de ontem”, adianta ainda Varoufakis, que diz estar disponível para ‘assumir’ “o ‘desprezo’ dos credores com orgulho”.

A terminar, Varoufakis reforça o seu apoio a Tsipras, ao futuro ministro das Finanças e ao governo grego, acrescentando que o “esforço super-humano” para honrar o ‘Oxi’ (Não) que os gregos deram aos “democratas de todo o mundo, está apenas a começar”.

Varoufakis assumiu a pasta das Finanças helénicas após o Syriza ter vencido as eleições a 25 de janeiro. Economista e professor universitário, ao longo destes meses distinguiu-se pela sua postura, que contrastou com o ar mais ‘sisudo’ e formal dos corredores do poder.

Ao mesmo tempo, porém, as suas duras críticas lançadas a algumas instituições europeias e políticos estrangeiros valeram-lhe o epíteto de “errático” e, até, arrogante. Uma das pessoas com quem a relação foi mais complicada foi precisamente o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

Entre os nomes sugeridos para substituir Varoufakis no cargo, destaca-se o de Euclid Tsakalotos, segundo a Reuters, ele que tem sido coordenador das negociações com os credores. Tsakalotos é um economista formado em Inglaterra e integra o comité central do Syriza. Outra hipótese em cima da mesa é George Stathakis, o ministro grego da Economia.

Leia aqui na íntegra a mensagem de Varoufakis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório