Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Maior envolvimento dos jovens traria "mais esperança e confiança"

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve hoje reunido com dirigentes associativos do Ensino Superior e terminou o encontro reclamando que um maior envolvimento cívico e político traria "mais esperança e confiança" a Portugal.

Maior envolvimento dos jovens traria "mais esperança e confiança"
Notícias ao Minuto

13:27 - 30/06/15 por Lusa

Economia Cavaco Silva

"Seria útil escutar diretamente os jovens e criar condições para o seu envolvimento direto nas questões que lhes dizem respeito", vincou o chefe de Estado no Palácio de Belém.

Cavaco Silva esteve reunido durante cerca de uma hora com as Associações Académicas do Ensino Superior, que trouxeram a Cavaco Silva um caderno reivindicativo sobre o movimento estudantil.

No final do encontro, e em declarações perante os jovens a que a comunicação social pôde assistir, o Presidente enalteceu o trabalho dos dirigentes associativos, que conceberam um texto com "temas da maior importância" para se pensar o Ensino Superior.

A "importância do investimento em educação" foi relembrada por Cavaco Silva, que se socorreu de notas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que apontam Portugal como um país onde "do ponto de vista social e individual" é "altamente rentável" investir nesta área.

Sobre as alterações recentemente aprovadas ao regulamento de atribuição de bolsas - que vão contemplar mais 3.000 a 4.000 alunos no próximo ano letivo -, o chefe de Estado diz que este "é um passo, mas talvez seja um passo insuficiente", até porque, advoga, "ninguém pode ficar excluído" do Ensino Superior se tiver qualidades para tal e pretender seguir essa via.

O caderno, com o nome "Por um Caminho de Futuro - O Programa de Governo do Movimento Associativo Estudantil para a XIII Legislatura", foi votado e aprovado a 21 de junho em Faro num encontro nacional de direções associativas.

Ação social e abandono escolar, investigação e inovação e o financiamento das instituições de Ensino Superior são algumas das áreas abordadas no texto.

O texto, lembrou Cavaco Silva, deve ser tido em conta pelo atual Governo mas também por todas as forças políticas que concorrem às legislativas deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório