Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

As missões que Costa terá nos próximos cinco anos

O governador do Banco de Portugal terá cinco anos recheados de trabalho.

As missões que Costa terá nos próximos cinco anos
Notícias ao Minuto

21:09 - 28/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

De praticamente desconhecido ao homem que assumiu a liderança do Banco de Portugal, foi desta forma que Carlos Costa se tornou num dos nomes mais falados da atualidade nacional e, esta quinta-feira, após ser reconduzido no cargo que já ocupa há cinco anos, o Expresso revela como serão os próximos cinco anos.

1. Venda do Novo Banco Esta será uma das decisões mais relevantes dos próximos tempos e marcará o mandato que agora se inicia. Tendo em conta que a venda do Novo Banco estava prevista para o primeiro semestre do ano, o BdP tem apenas um mês para tomar uma das decisões mais relevantes de sempre para a banca portuguesa.

2. Papel comercial Este é um desafio bastante complicado, já que o Banco de Portugal garantiu o pagamento dos investimentos feitos aos balcões do BES, mas mais tarde acabou por contrariar a decisão, ao mostrar que a lei não o previa. Em breve poderão surgir ações judiciais contra o BdP, o Novo Banco e até o Estado, o que trará problemas a Carlos Costa.

3. Processos de contraordenação O Banco de Portugal levantou cinco processos de contraordenação após a queda do BES mas apenas um passou a fase de acusação. No próximo mandato o responsável pelo BdP deverá continuar nos tribunais para ajudar a condenar os culpados.

4. Processos contra o BdP A resolução do caso BES foi uma novidade a nível nacional e os exemplos no estrangeiro são quase nulos, mas essa questão deveu-lhe um processo da Goldman Sachs e poderá trazer outras ações judiciais de obrigacionistas do BES prejudicados pela decisão.

5. Montepio e Banif Estes dois bancos ainda se mantém sobre dependência direta da supervisão do Banco de Portugal e enfrentam graves problemas. Carlos Costa terá de tomar importantes decisões sobre estes casos em concreto e ajudar a definir um futuro.

6. Recuperar a credibilidade Esta é uma das grandes missões do Governador do Banco de Portugal, já que a imagem do banco foi afetada pelos diversos casos da banca portuguesa.

7. Consolidação da banca A banca portuguesa irá entrar num processo de consolidação e há a possibilidade de haver união, o caso da OPA sobre o BPI ou a sua possível fusão com o BCP, ou será complicado distanciar-se dos 'gigantes' europeus.

8. Provar que tinha razão Carlos Costa tem sido alvo de imensas criticas, principalmente em relação ao que aconteceu no BES, porém pretende mostrar que tinha razão e que os portugueses e os responsáveis podem confiar na sua liderança.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório