Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Falhas no e-fatura ditam suspensão de reembolso do IVA

Reembolso do IVA às empresas fica suspenso, mesmo que a culpa das anomalias seja do fornecedor.

Falhas no e-fatura ditam suspensão de reembolso do IVA
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

Algumas empresas têm visto o seu reembolso de IVA ser suspenso sempre que são detetadas divergências entre a informação que consta do e-fatura e a que suporta os pedidos de reembolso.

Como conta o Jornal de Negócios, na maioria dos casos a culpa não é sequer das empresas mas sim dos fornecedores. Ainda assim, o Fisco bloqueia o pedido ainda antes de este dar entrada no sistema.

Tal pode acontecer, por exemplo, nas aquisições intracomunitárias, quando o contribuinte deduz o imposto num período diferente daquele em que o fornecedor emitiu a fatura ou do registo especial dos bens em segunda mão. Não significa, portanto, que haja fraude.

Nestes casos, a Autoridade Tributária limita-se a informar a empresa de que há uma anomalia, sem indicar a situação em concreto, o que faz com que a empresa tenha de “picar fatura a fatura”, como explica Paula Franco.

A consultora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) alerta que há uma reversão do ónus da prova, uma vez que os contribuintes são obrigados a provar que não comentem fraude, e que o Fisco deveria esclarecer a que faturas as anomalias dizem respeito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório