Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Na hora de tratar do IRS, seja solidário sem encargos extra

Os contribuintes portugueses aderem cada vez mais à consignação de uma parte da coleta do IRS e ao donativo do benefício fiscal do IVA. Saiba quais são as entidades de solidariedade social mais escolhidas pelos cidadãos.

Notícias ao Minuto

07:50 - 20/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

Todos os contribuintes têm ao seu dispor a possibilidade de consignar o IRS, ou seja, assignar 0,5% da coleta de imposto para outra entidade, neste caso, uma instituição de solidariedade social à escolha do contribuinte.

Trata-se de uma simples reafectação de dinheiro do Estado para outra entidade portanto não significa qualquer encargo adicional para o contribuinte.

Até 2014 fazia-se apenas na coleta de IRS mas a partir desse ano passou a abranger também o IVA, podendo direcionar até 15% desse benefício fiscal, suportado com gastos na hotelaria e restauração, cabeleireiros e mecânicos.

De acordo com o Jornal de Negócios, os cidadãos portugueses optam cada vez mais por aderir a esta possibilidade. As entidades de solidariedade social que se inscreveram junto do Ministério das Finanças à consignação de imposto pelos contribuintes vão receber este ano 12,7 milhões de euros, um crescimento de 39% face a 2014.

Acima pode visitar as páginas das entidades mais escolhidas pelos portugueses para fazer as suas doações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório