Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Antigo gestor do BES 'escondeu' ordens do BdP

Exigências do supervisor foram ocultadas dos membros do conselho de administração. Provas documentais mostram que decisão foi intencional.

Antigo gestor do BES 'escondeu' ordens do BdP
Notícias ao Minuto

08:41 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Auditoria

A auditoria forense ao Banco Espírito Santo já começa a dar os primeiros ‘frutos’. A Deloitte recolheu documentos que provam a intenção de pelo menos um dos ex-gestores do banco de esconder as ordens do Banco de Portugal.

Segundo o Jornal Negócios, foi encontrado um despacho de um ex-administrador onde é tomada a decisão de não comunicar a proibição decretada pelo supervisor de aumentar a exposição ao GES e ao Espírito Santo Financial Group.

O responsável pela omissão ainda não é conhecido, mas o relatório aponta o ex-presidente não executivo Alberto de Oliveira Pinto como o gestor a quem a maior parte das cartas do Banco de Portugal foram endereçadas.

Após a conclusão da primeira de cinco partes da ‘autópsia’ ao banco, já foram detetadas pelo menos 30 ilegalidades que vão desde a desobediência, à gestão danosa e até financiamentos ilegais a acionistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório