Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

TAP mantém voo diário para a ilha Terceira

A TAP revelou hoje que vai manter um voo diário para a Terceira, nos Açores, a partir de 29 de março, data em que abandona as rotas para o Faial e Pico e reforça as ligações a São Miguel.

TAP mantém voo diário para a ilha Terceira
Notícias ao Minuto

18:57 - 04/03/15 por Lusa

Economia Aviação

A companhia aérea nacional anunciou as mudanças na sua operação para os Açores através de um comunicado em que lembra que a partir de 29 de março ficam liberalizadas as rotas entre o continente e duas ilhas (Terceira e São Miguel) e entram em vigor novas obrigações de serviço público para as restantes que têm aeroportos de ligação ao exterior da região (Faial, Pico e Santa Maria).

A TAP "garantirá, a partir daquela data, ligações diárias para Ponta Delgada e para a Terceira, sem prejuízo do reforço da sua operação nos períodos de maior procura", diz a companhia.

A TAP voa atualmente quatro vezes por semana para São Miguel (Ponta Delgada) e todos os dias para a Terceira.

No que diz respeito aos restantes aeroportos, a TAP informa que "renovou o seu acordo comercial com a SATA, através do qual as duas companhias voarão em 'code-share' [voos partilhados] em toda a operação de ambas nas ligações diretas aos Açores, designadamente nas ligações à Horta e ao Pico, que passarão a ser asseguradas exclusivamente pela SATA".

Quanto a Santa Maria, a TAP já não voa para a ilha há vários anos, sendo a SATA que transporta, em regime de 'code-share' (partilha de voos) os passageiros da companhia aérea nacional.

"Nas rotas da Horta e do Pico e conforme já previsto, as reservas efetuadas para voos operados pela TAP a partir de 29 de março serão em breve transferidas para os voos da SATA", diz ainda a empresa.

A TAP garante que com estas mudanças na operação para os Açores "dará um impulso à venda" do arquipélago "na sua rede internacional, continuando a contribuir de forma relevante para a captação e transporte de turistas e promoção da região", considerando ainda que "com estas adaptações às novas condições do mercado", "renova o seu compromisso com os Açores e os açorianos iniciado há mais de meio século".

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, havia já avançado à Lusa que a TAP vai abandonar as rotas com obrigações de serviço público entre os Açores e o continente e que passará a voar diariamente para Ponta Delgada.

Sérgio Monteiro sublinhou que "a oferta que a população dos Açores anteriormente tinha ou se mantém ou é reforçada pela combinação da capacidade da SATA e da TAP", com a companhia regional a avançar para o concurso das rotas com obrigações de serviço público nos Açores.

Assim, a operação para o Pico, que era de um voo semanal, passa a "dois ou mais voos por semana assegurados pela SATA", enquanto, no caso da Horta (Faial), "havia quatro voos assegurados pela TAP e passa a haver cinco ou mais assegurados pela SATA", explicou.

O governante disse que "a SATA e a TAP olharam para os meios que tinham disponíveis face ao crescimento que a TAP tem tido em outras rotas e assumiram o compromisso de fazer uma otimização de meios aéreos, o que não tem nenhum impacto para as populações, porque o preço das ligações para os residentes e estudantes está fixado por lei".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório