Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Se não houver bom senso haverá uma tragédia grega"

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, acredita que tem de haver um “recuo de bom senso” por parte do Syriza, o partido que governa agora a Grécia, caso contrário haverá uma “tragédia grega”.

"Se não houver bom senso haverá uma tragédia grega"
Notícias ao Minuto

21:56 - 31/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Comentadores

Luís Marques Mendes admite que a Europa “exagerou na dose de austeridade” e “tem apostado pouco no crescimento”, o que se reflete na vida de milhões de portugueses e gregos.

Contudo, adverte que o novo governo grego não entrou em cena da melhor maneira, apontando o programa do Syriza como “irrealista”, pois Alexis Tsipras “propõem-se a gastar 12 mil milhões de euros, o que se traduz em mais nove pontos percentuais no défice”.

Para o antigo líder do PSD, há por parte do novo Executivo uma falta de “memória e respeito”, porque a “Grécia já teve um perdão da dívida de 120 mil milhões de euros em 2012”.

“Os portugueses também apertaram o cinto e passaram dificuldades. Será que os portugueses acham bem-estar a perdoar parte da dívida e emprestar mais dinheiro aos gregos?”, questiona.

Posto isto, Marques Mendes considera que “para resolver o problema, o governo grego tinha que começar de outra maneira”, pois “começou de forma provocatória”.

O comentador lembra que já houve um recuo com o primeiro-ministro a desautorizar o ministro das Finanças que tinha dito que só negociava com a Europa e não com a troika.

“Se não houver recuos de bom senso só vai dar asneira. Será uma tragédia grega”, assegura.

Marques Mendes considera que “a prova dos nove vai ser daqui a dois ou três meses” quando houver um “choque com a realidade”.

“Se o Banco Central Europeu cortar o financiamento aos bancos, como já avisou ontem [sexta-feira], a situação muda de figura. Se também não há mais financiamento da Europa, a situação também muda de figura”, avisa.

Em jeito de conclusão, o social-democrata diz que, por um lado, a “Europa tem de estar aberta e não pode estar nesta posição fechada” e, por outro lado, “os gregos devem dar um sinal de tolerância e não de arrogância”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório