Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tem stock? Então vai ter de contar quase tudo ao Fisco

O Orçamento do Estado para 2015 prevê que as empresas facultem ao Fisco o inventário dos produtos em stock. Contudo, avança o Jornal de Negócios, não será preciso revelar o valor dos produtos acumulados em armazém. A mesma fonte revela também que existem cerca de 10 mil empresas que estão a ser investigadas por manipularem o inventário de forma a fugir ao Fisco.

Tem stock? Então vai ter de contar quase tudo ao Fisco
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento

Este ano são cerca de 10 mil as empresas que estão a ser passadas a pente fino por suspeita de manipulação de inventário. Um número que aumentou dado que no ano passado eram 8.958 as empresas em fase de “acompanhamento”.

O Governo incluiu no Orçamento do Estado para o próximo ano uma diretiva que determina que as empresas, que faturem mais de 100 mil euros por mês e que tenham contabilidade organizada, comuniquem ao Fisco os produtos que têm em stock.

No entanto, visto que a medida ainda não foi totalmente explicada, o Jornal de Negócios falou com uma fonte oficial da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais que adiantou que os empresários não terão de discriminar o valor monetário dos produtos, apenas a quantidade.

“[É preciso] apenas uma enumeração e contagem de existências sem necessidade de incluir o respetivo valor”, explicou a mesma fonte.

A comunicação ao Estado, adiantou, será feita “através de um ficheiro de formato simples, cuja produção não terá custos para as empresas” e que estará disponível ainda hoje “para que as empresas o possam preparar com antecedência”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório