Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mudanças climáticas dificultam redução da pobreza

O Banco Mundial considera que as mudanças climáticas estão a dificultar a redução da pobreza no mundo, colocando em risco a subsistência de milhões de pessoas.

Mudanças climáticas dificultam redução da pobreza
Notícias ao Minuto

15:00 - 23/11/14 por Lusa

Economia Banco Mundial

Citado num novo relatório científico sobre mudanças climáticas hoje divulgado pela instituição financeira, sobre as mudanças climáticas o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, diz que o documento "confirma o que os cientistas têm vindo a dizer: as recentes emissões [de gases de efeito estufa] criaram um curso inevitável para o aquecimento nas próximas duas décadas, o que afetará mais os pobres e vulneráveis".

O documento refere que "os impactos das mudanças climáticas, tais como eventos de calor extremo, podem agora ser inevitáveis porque o sistema atmosférico da Terra está 1,5 graus Celsius acima dos níveis registados nos meados da era pré-industrial e que mesmo que hoje se tomem medidas de mitigação muito ambiciosas isso não vai mudar" os impactos.

"As mudanças climáticas dramáticas e de calor extremos estão a afetar as pessoas em todo o mundo, prejudicando lavouras e litorais, e colocam em risco a segurança da água", destaca o relatório intitulado "Turn Down the Heat: Confronting the New Climate Normal".

"Estas mudanças tornam mais difícil reduzir a pobreza e colocam em risco a subsistência de milhões de pessoas", lê-se no relatório.

Por outro lado, "têm consequências graves nos orçamentos de [instituições de ajuda ao] desenvolvimento e para instituições como o Grupo Banco Mundial", as quais têm de ajudar as populações afetadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório