Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

"26% das camas turísticas de Lisboa já são de alojamento local"

O alojamento local é, cada vez mais, uma realidade no país. Em Lisboa, 26% das camas que os turistas têm ao seu dispor para pernoitar por um período máximo de 30 dias dizem respeito ao alojamento local, encarado pelos empresários hoteleiros como ?concorrência desleal?, como conta o Expresso.

"26% das camas turísticas de Lisboa já são de alojamento local"
Notícias ao Minuto

16:20 - 25/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Hotelaria

O crescimento do número de habitações usadas para alojamento local, tanto na cidade de Lisboa como na do Porto, tem gerado descontentamento por parte dos empresários hoteleiros, que consideram estar perante “concorrência desleal”.

“Cerca de 26% das camas turísticas em Lisboa já são de alojamento local, e estamos a falar só do que está licenciado pela câmara, o que é um crescimento inusitado”. A afirmação é do presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), que se mostra preocupado com o aumento do número de casas que habitantes alugam por um período máximo de 30 dias.

O facto de, segundo o novo diploma, estas unidades poderem funcionar apenas com uma licença emitida pela câmara, a par da falta de fiscalização, é o principal motivo de descontentamento dos responsáveis por entidades hoteleiras, indica o Expresso.

“Quem acredita que estes alojamentos entregam o IVA de todos os turistas que lá vão?”, questionou Mário Ferreira, da Douro Azul, num congresso dedicado ao tema, que decorreu em Braga esta semana.

“É preciso parar a 'coboiada' que existe hoje no pagamento de impostos, pois não pode haver IRS e IVA para uns, e outros a meterem ao bolso”, atirou o empresário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório