Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Despesa pública não baixou o suficiente para aliviar carga fiscal

O primeiro-Ministro afirmou hoje, em Famalicão, que a despesa pública ainda não baixou o suficiente para que o Estado possa aliviar a carga fiscal "quanto baste" e aumentar o investimento público "na medida das necessidades".

Despesa pública não baixou o suficiente para aliviar carga fiscal
Notícias ao Minuto

21:50 - 20/10/14 por Lusa

Economia Passos Coelho

Segundo Pedro Passos Coelho, bastaria que o Estado não tivesse sido obrigado, pelo Tribunal Constitucional, a repor os subsídios de férias e de natal dos funcionários públicos e pensionistas para que Portugal tivesse tido "um resultado orçamental muitíssimo melhor".

"Se essa medida [corte de subsídios] tivesse feito o seu caminho, o nível de despesa que temos hoje era significativamente mais baixo, o resultado orçamental era muitíssimo melhor e provavelmente estaríamos a pensar agora, com a economia a crescer previsivelmente 1,5 por cento para o próximo ano, que aumentos e atualizações poderíamos fazer", afirmou.

Face à obrigatoriedade de repor subsídios, acrescentou, o Governo tem de pensar que tipo de cortes vai "poder desfazer e devolver".

"Parece que não, mas é uma diferença muito grande", sublinhou.

Para Passos Coelho, a despesa pública "tem vindo a baixar" ao longo dos últimos anos, mas não "o suficiente para garantir que o Estado possa aliviar a carga fiscal quanto baste e aumentar o investimento público na medida das necessidades".

O Primeiro-Ministro criticou ainda os que, "todos os anos", por ocasião da discussão do Orçamento do Estado, retomam a discussão em torno do "timing" do regresso a 2011.

"Qualquer Orçamento que não reponha rapidamente [o que se cortou] é mau, já devem ter reparado nisso com certeza na discussão pública que se faz, como se fosse bom voltar a 2011 e a uma situação em que o país não tinha condições para se bastar e teve de pedir dinheiro emprestado", disse ainda.

Passos Coelho falava durante a apresentação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, criado pela Câmara de Famalicão para atrair investimento para o concelho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório