Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mínimos históricos da Euribor estão a preocupar os bancos

A contínua descida das taxas Euribor está a preocupar a banca nacional que já constituiu, inclusive, um grupo de trabalho para analisar esta situação, escreve o Jornal de Negócios.

Mínimos históricos da Euribor estão a preocupar os bancos
Notícias ao Minuto

10:01 - 02/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Habitação

As taxas Euribor estão muito próximas de valores negativos, o que está a preocupar a banca portuguesa.

A taxa a seis meses situa-se nos 0,183%, enquanto a de três está nos 0,082%. Perante esta proximidade do nível negativo, a banca nacional está apreensiva e, segundo apurou o Jornal de Negócios, foi criado um grupo de trabalho para analisar esta questão e as possíveis consequências.

O receio do que possa acontecer deve-se ao facto de a grande maioria dos contratos de crédito à habitação estarem dependentes de juros variáveis, o que poderá acarretar riscos para o setor financeiro português.

Ao Jornal de Negócios, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) referiu que “embora não se preveja que a Euribor a três ou a seis meses venha a atingir valores negativos, a APB deve estar preparada para lidar com tal eventualidade e antecipar potenciais questões”.

Os mínimos históricos que as taxas a três e a seis meses registam estão a preocupar a banca, sendo que existe o risco de a taxa a três meses continuar a baixar até a um mínimo de 0,055%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório