Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Governo investiu 3,8 milhões na recuperação de levada na Calheta

O secretário do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira afirmou hoje que o governo regional investiu 3,8 milhões de euros na recuperação da levada entre a Calheta e freguesia da Ponta do Pargo, o que beneficiou 4.800 agricultores.

Governo investiu 3,8 milhões na recuperação de levada na Calheta
Notícias ao Minuto

16:36 - 21/09/14 por Lusa

Economia Madeira

"Toda a levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo foi totalmente recuperada", disse Manuel António Correia, discursando na 30.ª edição da Festa do Pero, organizada pela Casa do Povo desta última localidade na zona oeste da Madeira, para homenagear os agricultores do arquipélago que se dedicam a esta produção.

Segundo o governante, neste projeto foram investidos 3,8 milhões de euros "numa levada (canal que transporta água) que tinha 60 anos, perdia muita água pelo caminho e pouca coisa chegava a esta zona [Ponta do Pargo]", o que veio beneficiar "4.800 regantes, dos quais 600 são desta freguesia, o que representa 80 por cento do total dos produtores".

Manuel António Correia sustentou também que "os agricultores não podem ser considerados os parentes pobres" na União Europeia, salientando o empenho do Governo Regional da Madeira para resolver os "problemas burocráticos existentes com as ajudas comunitárias na agricultura".

"Temos feito tudo para lutar contra essa burocracia", assegurou o secretário madeirense, referindo que foi proposto um aumento dos apoios para projetos de 5.000 para 7.500 euros, com regime simplificado

Segundo o governante insular, o objetivo é "adequar os apoios às circunstâncias especificas", garantindo que "os pequenos agricultores sejam considerados na sua diferença e não tidos como os grandes produtores" que existem noutros países.

Sobre a produção do pero, Manuel António mencionou que "mais de 1.100 agricultores que cultivam este fruto, o que representou um rendimento de valores próximos dos três milhões de euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório