Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Angola com défice de quase 500 milhões de euros no primeiro trimestre

As contas públicas angolanas registaram um saldo orçamental negativo de 492 milhões de euros entre janeiro e março deste ano, segundo dados da execução orçamental a que a Lusa teve hoje acesso.

Angola com défice de quase 500 milhões de euros no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

11:59 - 01/09/14 por Lusa

Economia Notícias

A receita arrecada atingiu neste período os 1.307 mil milhões de kwanzas (10,1 mil milhões de euros), enquanto as despesas se fixaram em 1.370 mil milhões de kwanzas (10,6 mil milhões de euros).

A informação consta da versão final do Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) do primeiro trimestre de 2014, aprovada na Assembleia Nacional e publicado em Diário da República de Angola a 29 de agosto.

"Em geral, a execução financeira do período esteve em linha com o programado", lê-se no documento do Ministério das Finanças de Angola, que contabiliza um saldo negativo nas contas públicas do primeiro trimestre de 63,1 mil milhões de kwanzas (492 milhões de euros).

As receitas fiscais subiram no primeiro trimestre 22 por cento, em termos homólogos, enquanto as despesas do Estado cresceram em 73%, também face ao mesmo período de 2013.

As receitas correntes do Estado foram lideradas pela produção de petróleo, equivalentes a 54% do total, com mais de 5,5 mil milhões de euros.

Este relatório indica ainda que o crédito total pedido pela Estado, interna e externamente, atingiu neste período os 3.349 mil milhões de kwanzas (26,1 mil milhões de euros).

O OGE angolano para 2014 prevê receitas fiscais, excluindo desembolsos de financiamentos e venda de ativos, superiores a 4.744 mil milhões de kwanzas (36,1 mil milhões de euros).

Em contraponto, estão orçamentadas despesas, que excluem amortização da divida e constituição de ativos, de 5.375 mil milhões de kwanzas (41,9 mil milhões de euros).

Esta previsão orçamental aponta para um défice fiscal de 630,3 mil milhões de kwanzas (4,9 mil milhões de euros) no final do ano, ou seja um défice equivalente a 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) angolano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório