Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Doze personalidades de África, Caraíbas e Pacífico reúnem-se em Luanda

O Grupo de Eminentes Personalidades da África, Caraíbas e Pacífico (GEP-ACP), que junta doze figuras internacionais destas regiões, reúne-se em Luanda a partir de segunda-feira, disse hoje à Lusa fonte da diplomacia angolana.

Doze personalidades de África, Caraíbas e Pacífico reúnem-se em Luanda
Notícias ao Minuto

14:28 - 29/08/14 por Lusa

Economia GEP-ACP

Trata-se da sexta reunião deste grupo internacional, no âmbito das consultas regionais na África Austral sobre o "Futuro do Grupo ACP após 2020", e vai decorrer na capital angolana até 03 de setembro, precisou a mesma fonte.

Contará com a presença do antigo chefe de Estado da Nigéria, atualmente presidente do GEP, Olusegun Obasanjo, e permitirá abordar o desenvolvimento e futuro das regiões abrangidas pelo grupo, novos desafios, relações internacionais e "refletir" sobre o Acordo de Cotonou e o Tratado de Lisboa, entre outros assuntos.

Integram este grupo de doze personalidades antigos chefes de Estados e governantes, o ex-secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Ibrahim Fall e a diretora-geral adjunta da Organização Mundial do Comércio, Valentine Rugwabiza, entre outras figuras "proeminentes".

Ainda de acordo com informação do ministério das Relações Exteriores de Angola, o GEP surgiu na sequência do Tratado de Lomé, assinado em 1979 entre os países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e a então Comunidade Económica Europeia (CEE), para regular as relações entre ambos.

Os dois blocos estabeleceram acordos de parceira económica nos últimos anos, nomeadamente para "eliminação progressiva dos obstáculos ao comércio", reforço da cooperação, consolidação de iniciativas de "integração regional" e promoção da "integração gradual dos países ACP na economia global".

O professor angolano Sebastião Isata, antigo representante especial da União Africana na Guiné-Bissau, Burundi e Região dos Grandes Lagos, integra igualmente este grupo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório